Aterros


A decomposição dos resíduos sólidos urbanos nos aterros gera o biogás bruto. Caso não haja uma destinação correta do biogás, seu potencial poluidor é bastante alto. A Ecometano propõe o aproveitamento energético do biogás e para sua captação, constrói-se um sistema composto por drenos instalados pelo maciço do aterro. O biogás captado é encaminhado para um conjunto de equipamentos de processamento e limpeza, de forma a especificá-lo como biometano, compatível com as normas de qualidade do órgão regulador, tornando-o apto a ser comercializado.



Matérias relacionadas

Ônibus movido a gás biometano começa a circular em São Pedro da Aldeia, no RJ - RJTV/Rede Globo

Rio de Janeiro recebe ônibus movido a lixo - Revista Época

Após inaugurar primeira usina de biogás, Ecometano planeja mais dois projetos até 2016 - Petronotícias

Usina de biogás espera sinal verde - Jornal O Dia


Veja aqui imagem ilustrativa do processo (clique nas imagens para mais informações):





UTER


A Usina de Tratamento de Efluentes e Resíduos (UTER), transforma resíduos agrossilvopastoris, comerciais e efluentes em ativo energético através da biodigestão anaeróbica dos mesmos, gerando biometano e biofertilizantes, proporcionando a potencialização do setor agroindustrial ao propor a destinação adequada de resíduos e agregar valor aos subprodutos da biomassa.


Veja aqui imagem ilustrativa do processo (clique nas imagens para mais informações):





Vinhaça


Propõe-se o aproveitamento da vinhaça, produto aquoso resultante da destilação da cana-de-açúcar, em ativo energético através da biodigestão anaeróbica do resíduo, gerando biometano e biofertilizantes, proporcionando a destinação adequada de resíduos e a potencialização do setor agroindustrial.


Veja aqui imagem ilustrativa do processo (clique nas imagens para mais informações):