História


Criada em 2010 com o objetivo de captar e tratar o biogás gerado a partir de fontes renováveis tais como resíduos sólidos urbanos, resíduos orgânicos e vinhaça, para a produção e distribuição de biometano.

A proposta é ser uma empresa inovadora na cadeia do biometano ao unir sua produção a partir de fontes renováveis com processos e mercados consumidores, de forma economicamente viável e a um custo acessível a sociedade. A empresa oferece soluções sustentáveis na redução de graves impactos ambientais como os provocados pela disposição incorreta de resíduos e pela emissão de gases de efeito estufa. Além disso, possibilita que um combustível limpo seja levado a áreas remotas do país, onde não existe rede de gasodutos permitindo assim sua utilização como substituto do combustível fóssil.

A empresa pertence a MDCPAR, grupo brasileiro de participações e investimentos em infraestrutura, criado em 2009, com forte atuação no mercado de energia. Seus acionistas são sócios privados (53 %) e o FI-FGTS, fundo de investimento da Caixa Econômica Federal (47 %). O grupo tem como missão criar modelos viáveis para a utilização eficiente de fontes de energia, praticando excelência na inovação, no cuidado do meio ambiente e na implementação de uma visão sustentável dos negócios com profundo compromisso socioambiental. 

Além da Ecometano, a MDCPAR possui uma subsidiária que participa da produção e captação de gás natural e outra que cuida do transporte, distribuição e comercialização do combustível. No início de 2015 adquiriu uma nova subsidiária que produz energia elétrica renovável e vapor através da biomassa, consolidando um modelo de gestão sinérgico e integrado.


Missão


Gerar riqueza para os nossos acionistas ofertando biometano, um ativo inovador e sustentável a um custo acessível para a sociedade oferecendo ao mesmo tempo, soluções para o tratamento de resíduos.


Visão


Ser um agente de mudanças, transformando passivos ambientais em ativos de valor para a sociedade através da utilização racional dos resíduos para produzir biometano em um mundo onde as emissões de carbono estarão limitadas.


Valores


Buscar constantemente a inovação na produção de biometano.
Buscar formas de oferecer alternativas lucrativas ao tratamento de resíduos.
Buscar formas para reduzir as emissões de gases do efeito estufa (GEE) em processos industriais e serviços de utilidade pública.
Buscar constantemente o equilíbrio econômico, social e ambiental nas atividades da empresa.
Trabalhar de forma íntegra e ética.
Incentivar os colaboradores a pensar, agir e serem reconhecidos como um dos donos da empresa.