O que é ?


O biogás é o produto resultante da digestão anaeróbica de resíduos diversos como por exemplo, os resíduos sólidos urbanos ou resíduos orgânicos. É composto fundamentalmente por metano (CH4) e gás carbônico (CO2), além de alguns outros componentes como oxigênio (O2) e acido sulfídrico (H2S) em menor concentração. Quando submetido a um processo de purificação, o biogás dá origem ao biometano.

O biometano é um biocombustível constituído essencialmente por metano, possuindo componentes que o caracterizam como intercambiável ao gás natural.



Benefícios


Atualmente o biometano é visto pelo mercado como uma alternativa econômica e ambientalmente viável para incrementar e diversificar a matriz energética nacional. Em relação ao gás carbônico, o metano tem efeito 25 vezes mais nocivo a atmosfera causando no impacto no aquecimento global. Por isso, ao evitarmos o lançamento do metano diretamente na atmosfera e substituirmos combustíveis fósseis, nossos projetos contribuem para a redução de emissões de gases de efeito estufa, gerando créditos de carbono reconhecidos pela ONU.  



Matérias Relacionadas:

Biometano poderá ampliar em 34% a oferta de gás - Valor Econômico